Dicas para uma noite tranquila

19-01-2011 09:33

                                             DICAS PARA TER UM SONO TRANQUILO:

 

 

                      O sono é um período de restauração física que nos protege do desgaste natural das atividades que desempenhamos quando estamos acordados. A quantidade de sono necessária para se sentir alerta durante o dia varia de pessoa para pessoa, ou seja, não existe um número de horas ideal para se dormir por dia. 

 

 

 _ À noite, alimente-se com moderação, prefira refeições leves. Excessos dificultam o sono, aumentando o ronco (em pacientes com tendência), e deixam o seu sono mais agitado.


_ Opte por ingestão de carnes vermelhas apenas no almoço.


_ Prefira alimentos com baixo índice calórico para não elevar o índice glicêmico. Alimentos integrais, frutas e verduras ajudam a regular o seu metabolismo.

 

 

_ Diminua a cafeína a partir do meio da tarde, evite cafezinho, chimarrão, coca-cola, guaraná e até chocolate.

 

_ Pare de fumar ou não fume à noite. A nicotina tem efeitos diversos sobre o sistema nervoso e é prejudicial ao sono. 

_ Não tome bebidas alcoólicas à noite. Pode prejudicar a respiração, estimular o ronco e sonhos desagradáveis. Além disso, o álcool cria dependência física e psíquica.


_ Durma o necessário para sentir-se recuperado.Muito tempo na cama interfere na qualidade do sono na noite seguinte.


_ Tenha horário regular para levantar sete dias por semana, evite alterações drásticas nos seus horários de descanso.


 

_ Higiene do sono: pelo menos meia hora antes de dormir acalme seu corpo e mente: evite assistir programas de muita ação ou violência, saia da frente do computador, evite a televisão ligada, escureça o ambiente, tente afastar os problemas da mente, se gosta de música, escute algo relaxante, opte por leituras que lhe proporcionem bem estar e tranquilidade. A luz dos aparelhos como TV, computador e celular interfere na produção de melatonina, hormônio que avisa o cérebro que é hora de dormir.

 

_ Opte por ambientes ventilados e com temperatura agradável.

 

 

_ Chás como melissa e camomila induzem e melhoram a qualidade do sono. Além de acalmar, melhoram os desconfortos gástricos e intestinais. Cuidado com os chás pretos e outros que contenham cafeína (como o chá verde, por exemplo), que são estimulantes, causando agitação.


_ A atividade física é comprovadamente eficaz na promoção de saúde e manutenção da qualidade de vida. A prática de exercícios físicos contribui para melhorar o padrão de sono, proteger a pessoa contra os efeitos de sua privação e por atuar como fator chave para aumentar a longevidade, porém em tudo é necessário o equilíbrio,   o exagero provoca dores generalizadas no corpo e faz o efeito inverso no sono. Exercícios físicos devem ser feitos pelo menos quatro horas antes de ir dormir.


 

 

_ Numa eventual noite de insônia não se deve permanecer na cama forçando o sono. Procure uma atividade fora da cama e só retorne quando sentir novamente sono.