ORTODONTIA PREVENTIVA, CORRETIVA E INTERCEPTATIVA

 

Ortodontia e Ortopedia Facial

O tratamento ortodôntico busca um correto posicionamento dos dentes e relação harmoniosa entre as arcadas dentárias.

O diagnóstico é realizado através de uma criteriosa avaliação clínica das características anatômicas e funcionais do paciente, e pelo estudo da sua documentação ortodôntica.

O planejamento é realizado e discutido com o paciente, a fim de colocá-lo à par das opções de tratamento, riscos, dificuldades, alternativas de tratamento e tipos de aparelhos, levando em consideração a queixa principal, expectativas e preferências do paciente.

Um tratamento ortodôntico, para obter os melhores resultados, depende do conhecimento,habilidade e dedicação do profissional, aliados à máxima colaboração do paciente.

Existem várias opções de aparelhos, de acordo com a necessidade (e até preferência do paciente), esses são apenas alguns exemplos:

                                    TIPOS DE BRAQUETES

                   O sucesso do tratamento ortodôntico depende em primeiro lugar, da qualificação do profissional, e, obviamente, um profissional que busca excelência em seus tratamentos, busca também trabalhar com material da melhor qualidade.

                   O resultado de um tratamento ortodôntico não é determinado pelo tipo de braquetes utilizados, desde que estes tenham design adequado e o profissional tenha perícia em utilizá-los, portanto, não é lícito afirmar que braquetes metálicos são melhores ou piores que os de porcelana ou safira, na realidade, cada um atende a uma necessidade específica.

                  Quem busca um aparelho ortodôntico mais discreto, certamente vai preferir braquetes estéticos, para quem não tem essa necessidade, os tradicionais braquetes metálicos proporcionam um tratamento tão eficaz e confortável quanto os estéticos. Atualmente existem aparelhos que conseguem combinar estética com funcionalidade.
                  Os bráquetes estéticos mais modernos são feitos de cerâmica e de safira, que, segundo os fabricantes, não devem sofrer alterações de cores. Além desses existe ainda a opção do policarbonato, que é um material mais poroso e por isso mesmo mais sujeito às alterações de cor.

                 O que acontece quando vemos uma pessoa com este tipo de aparelho muito amarelado ou escurecido, é na grande maioria das vezes a alteração nas ligaduras elásticas, que se pigmentam muito facilmente por serem transparentes.

                 O braquete de safira é, na verdade, uma porcelana monocristalina enquanto que os braquetes ditos de porcelana são feitos com porcelana policristalina, a diferença está na forma como os brackets são produzidos, a porcelana policristalina é produzida a partir da precipitação de partículas de óxido de alumínio e passa por um processo de acabamento em que é aquecida e cortada o que pode levar à falhas na estrutura do braquete, enquanto a  monocristalina (safira) é produzida pela fundição das partículas de óxido de alumínio a temperaturas altíssimas seguida de um resfriamento controlado que evita falhas na cristalização, então esta peça, que tem uma estrutura molecular muito parecida com a da safira natural (daí o nome) é recortada no tamanho e formato dos brackets originando peças mais resistentes e translúcidas. Então, apesar da porcelana ser um material de ótima qualidade, a safira ainda é superior em termos de estética, atrito e resistência.

 

Como ocorre a movimentação dentária?

 

             A movimentação dentária ocorre através da reabsorção e neoformação (ou aposição) óssea.
             Quando colocamos uma pressão sobre um dente através de um aparelho ortodôntico, esta pressão é transmitida para a raiz do dente que é unida ao osso pelo ligamento periodontal. Essa força ortodôntica ocasionará a compressão do ligamento periodontal de um lado e a extensão do ligamento periodontal do lado oposto.

             No lado da compressão, células chamadas osteoclastos iniciam o processo de reabsorção do osso. No lado que sofre a extensão do ligamento, células chamadas osteoblastos começam a depositar novo osso. A reabsorção óssea ocorre mais rápidamente do que a deposição óssea, por isso os dentes apresentam mobilidade aumentada durante o tratamento ortodôntico, motivo pelo qual a contenção após o tratamento ortodôntico é tão importante, mantendo os dentes na posição desejada até que o processo de neoformação se conclua. Tratamentos “apressados” e uso de contenção por período reduzido podem dificultar a formação desse novo osso, permitindo a mobilidade dos dentes durante e principalmente após o término do tratamento. A essa movimentação indesejável ou perda da correção, dá-se o nome de "recidiva". 

            O excesso de força e/ou ativações muito frequentes dificultam o processo de reabsorção óssea devido a uma isquemia (falta de irrigação sanguínea com posterior formação de tecido de hialinização) do lado da compressão,  o osso não reabsorve e quem recebe a pressão é a raiz dentária, que por sua vez pode reabsorver (importante: na raiz não ocorre neoformação, ou seja, ocorre a perda da estrutura dentária, com risco de perda do elemento dentário). 

            Tratamentos que prometem resolver seu problema em tempo recorde devem ser vistos com muita ponderação, o seu organismo precisa ser respeitado para que não haja prejuízos à sua saúde. É importante que haja honestidade, confiança e clareza na relação ortodontista X paciente. Tire suas dúvidas, questione sempre que se sentir inseguro, o diálogo aberto é fundamental para que o seu tratamento ocorra tranquilamente, no tempo devido e com riscos reduzidos.