DICAS DE HIGIENE:

O aparelho ortodôntico não causa manchas, cáries ou problemas gengivais, porém é certo que a escovação dos seus dentes será dificultada.

Para que você consiga higienizar corretamente os seus dentes, dedique um tempo após cada refeição, e em especial à noite, antes de deitar, para realizar uma limpeza caprichada nos seus dentes!

A escova de dentes deve ser macia,

Com a escova inclinada para a gengiva, faça de 8 a 10 movimentos da vai e vem de 1 em 1 ou 2 em 2 dentes.

Em seguida faça movimentos varrendo da gengiva para a ponta do dente. Repita os movimentos sobre todos os dentes, pelo lado de dentro (lado da língua) e pelo lado de fora (lado da bochecha).

Nos dentes da frente (superiores e inferiores) pelo lado de dentro (lado da língua), ponha a escova em pé, não esquecendo de fazer as cerdas da escova entrarem em contato com a gengiva.

Nas superfícies em que mastigamos os alimentos, coloque as cerdas da escova sobre elas e faça movimentos horizontais de vai-e-vem (curtos).

Escove todos os dentes superiores, partindo do último do lado direito até chegar ao último do lado esquerdo, pelo lado de fora (lado da bochecha) e pelo lado de dentro (lado da língua). Faça o mesmo sobre os dentes - na superfície que mastigamos os alimentos. Repita tudo para os dentes inferiores.

                                    O fio dental deve ser usado todos os dias para remover restos alimentares que ficam entre os dentes, que a escova não consegue alcançar, e que são os maiores causadores da cárie.

O passa-fio é um ótimo acessório para auxiliar no uso do fio dental, para quem usa aparelho ortodôntico ou prótese fixa. Ele serve para conduzir o fio dental por baixo do fio do aparelho, para a partir de então o fio dental ser passado entre os dentes (essa manobra é executada para cada espaço interdental).

 

 

A escova interdental é outro valioso aliado, removendo a placa acumulada nos locais onde a escova de dentes não consegue alcançar, como ao redor dos braquetes e atrás do fio do aparelho.

 

É bom também ter em casa um protetor de mucosas (a conhecida "cerinha"), para ser usada quando algum acessório estiver machucando, até que você consiga vir ao consultório, ou em caso de aftas ou outra lesão.

                                        Enxaguatório bucal

    Aconselha-se também o uso de um enxaguatório bucal com flúor, uma vez ao dia, por um minuto, no mínimo, após higienização completa.         Após bochechar, não lave a boca, não coma ou beba nada durante meia hora, permitindo assim que o melhor aproveitamento do flúor.

    Importante: deve-se evitar engolir o enxaguatório! 

    Vantagens do uso do flúor:

     _Fortalecimento do esmalte do dente, inibindo a desmineralização do dente (enfraquecimento que começa superficialmente podendo se aprofundar);
    _Diminuição do número e do potencial de microorganismos bucais, entre eles o responsável pelo desenvolvimento das  cáries;
    _Favorece a remineralização dos dentes enfraquecidos recuperando a sua resistência.

 

                         RECIDIVA E CONTENÇÃO

          Os resultados de um tratamento ortodôntico, por mais bem realizado e finalizado que seja, podem se perder em graus variados após a remoção dos aparelhos ativos. O tipo típico de recidiva ortodôntica está bem documentado na literatura ortodôntica, e inclui o apinhamento ou espaçamento dos dentes e a instabilidade da correção da mordida.
          É fundamental que os pacientes tenham a consciência de que o tratamento ortodôntico não termina com a retirada dos aparelhos fixos, na verdade, a fase da contenção é tão importante quanto a primeira. Caso o paciente não use adequamente os aparelhos de contenção, os dentes podem perder a correção, ou seja, recidivar.
         Antigamente, os ortodontistas diziam que as contenções deveriam ser utilizadas por um ano após o final do tratamento ortodôntico. Entretanto, as inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que as contenções ortodônticas devem ser utilizadas por vários anos após o final do tratamento, tendo acompanhamento periódico pelo ortodontista durante  toda essa fase.
         É importante também que os pacientes observem os seus dentes após a remoção dos aparelhos e avisem o ortodontista no caso de perceberem qualquer alteração na posição dentária.
         Finalizado o tratamento ativo, são instalados aparelhos de contenção, e é de responsabilidade do paciente utilizá-los conforme a orientação dada.

 

 

           Alterações adversas na oclusão do paciente poderão ocorrer ao longo da vida, decorrentes de várias causas, entre elas, a erupção dos terceiros molares, crescimento residual, respiração bucal, desgaste normal dos dentes e outros hábitos orais que estão fora do controle do Ortodontista.

          

 

                           CUIDADOS COM O SEU APARELHO REMOVÍVEL:

_ Tenha cuidado ao manusear seu aparelho, para evitar deformações e quebras.

_ Sempre que retirar o aparelho, lave-o com cuidado, guardando-o na caixinha. Se você deixar o seu aparelho secar com saliva, haverá alteração na cor e odor do mesmo.

_ Evite enrolar em guardanapo, pois geralmente acabam no lixo. Nunca guarde solto em bolso ou mochila para evitar danificá-lo.

_ Não coloque de molho em água quente ou álcool, pois ocorrerá deformação na parte acrílica.

_ Para tirar o gosto forte de acrílico do seu aparelho recém confeccionado, coloque-o de molho por aproximadamente uma hora na seguinte mistura: meio copo de água morna com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Alerta sobre o câncer de boca

O Câncer de boca (foto - ferida na língua) está entre os tipos que mais afetam as pessoas em todo o Brasil e está fortemente relacionado ao hábito de fumar. (fonte: karinepinera.blogspot.com).
Ao observar qualquer ferida na boca, consulte o seu dentista, questione, a prevenção sempre é o melhor remédio!!!!